EMDR e Brainspotting
O QUE SÃO, SEUS OBJETIVOS, COMO FUNCIONAM E SUAS APLICAÇÕES
O QUE SÃO...
Terapias de Neuroprocessamento são terapias que têm o cérebro como base para realizar o reprocessamento de conteúdos armazenados neurologicamente de forma desadaptada. Esse modelo de tratamento incorpora noções fisiológicas de ativação de redes neuronais, contra-condicionamento e assimilação de informações emocionalmente corretivas e adaptativas. EM OUTRAS PALAVRAS: São terapias que utilizam a ativação cerebral (ativações cerebrais) para realizar o tratamento de forma rápida, segura e sem que o paciente precise ficar falando por muito tempo sobre o que causa o sofrimento.
​
COMO FUNCIONAM...
Durante o tratamento, a neuro-rede contendo a informação em foco é ativada, os efeitos negativos são atenuados e as informações resultantes são positivamente reforçadas e funcionalmente armazenadas na memória, e isso se dá em um ritmo acelerado. EM OUTRAS PALAVRAS: Funciona reorganizando as emoções de forma adequada e adaptada ao registro dos eventos nas memórias, amenizando as emoções negativas e acentuando as emoções positivas. Não é uma terapia de sobreposição de palavras ou sobreposição de pensamentos, e sim uma terapia de reprocessamento e ressignificação, diretamente no cérebro, das experiências vividas.
​
Alguns exemplos de APLICAÇÕES:
​
-
Todos os tipos de traumas
-
Memórias perturbadoras
-
Pesadelos recorrentes
-
Ansiedade
-
Fobias
-
Pânico
-
Depressão
-
Luto
-
Baixa auto estima
-
Problemas relacionados a desempenho (relacional, sexual, no trabalho, etc)
-
Bullying, experiências de humilhação, exclusão.
-
Fibromialgia
-
Transtorno bipolar
-
Dificuldades de relacionamento
-
Timidez excessiva
-
Compulsões em geral
-
Situações de stress pós traumático por violência de qualquer tipo: verbal, sexual, moral, acidentes de trânsito ou catástrofes.
-
Entre outras...
