4.
TCC - TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL
Terapia Cognitivo Comportamental – TCC é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente.
Ou seja, traz resultados expressivos para a demanda que o paciente busca resolver em terapia, em um tempo mais curto de tratamento do que o habitual de outras terapias convencionais.
Para a TCC, existem pensamentos que são considerados automáticos.
Esses pensamentos são àqueles que construímos ao longo de nossa existência e refletem diretamente na maneira como enfrentamos os acontecimentos, sem sequer passarmos por uma análise interna.
Esses pensamentos podem ser positivos ou negativos – depende de cada situação vivenciada.
​
Através do processo terapêutico, o psicólogo irá ajudar o paciente a distinguir cada um desses pensamentos, elaborá-los para entendê-los com clareza e, assim, possuir autonomia para, se necessário, mudá-los.
​
A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles.
Em um primeiro momento, após explicarem ao terapeuta quais são as suas demandas e o que os levaram até à psicoterapia, através de testes comportamentais, os pacientes irão identificar, escrever e treinar, até compreenderem em sua totalidade as diferenças entre pensamentos e sentimentos.